Alimentação: Informações e Características.

Alimentação

Para os meus queridos periquitos forneço as alimentações abaixo, que julgo como essenciais, vejam sua importância e característica.


Painço
 O Painço é indispensável, é o alimento básico dos básicos para eles, sem este é praticamente impossível cria-los.
Família: Poaceae

O Painço é uma semente conhecida entre os passarinheiros como um alimento especial para pássaros, pois fortalece a penugem e o bico.
CURIOSIDADES: O Painço na verdade é um nome que se dá a um grupo de sementes produzidas por diversas plantas. Os tipos mais conhecidos são os painços verdadeiros que, em muitas regiões, são chamados de milho alvo ou millet. Dentre esses, os mais utilizados são os popularmente denominados de Bolinha, Chatinho e Verde. Existe também outra planta que produz uma semente semelhante ao dos painços verdadeiros, conhecida como painço português, moha ou milho miúdo, conforme a região.
No comércio pode ser encontrado em diversas cores: vermelho, amarelo, preto, verde e bege. O bege ou natural é o de maior consumo, por isso as sementes estão mais frescas e germinam bem.
Pode ser germinado no Ar ou como brotos na Terra. No ar demoram entre 3 e 5 dias para germinar e na terra um pouco mais, dependendo da estação do ano e temperatura.




Alpiste
O Alpiste não dou em grandes proporções não pois eles não gostam muito devido ao formato da semente, porém mesmo assim comem.
Pertence à família Poaceae e gênero Phalaris. Morfologicamente apresentam folhas longas e finas, normalmente são herbáceas silvestres e suas hastes são ocas. Normalmente são utilizadas as sementes, porém podem ser utilizados os frutos também.
É um grão muito rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxilia o organismo na eliminação de toxinas ingeridas e absorvidas durante as refeições.

Para as aves, o alpiste é o alimento de primeira necessidade.



Girassol
O Girassol, para nós criadores, sabemos que é mais voltado para papagaios, maritacas e afins... dou a eles esta semente também, mas percebo que eles não comem com muito entusiasmo. Bom também ter esta semente na alimentação deles devido a quantidade de vitaminas que ela possui.
Os girassóis são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação.
A semente é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.




Níger
 Lendo por ai em muitos fóruns, comunidades, informações, vejo que o pessoal fornece esta semente, dou de vez enquando para eles, sempre misturando com o painço, coloco pouca quantidade e (acho que pela cor dela) parece que coloquei um moonte, eles comem também numa boa.
O Níger é uma oleaginosa que é produzido a partir abyssinica Guizotia. As sementes de Níger possuem alto teor de óleo e proteína.
As sementes são utilizadas para a alimentação de aves selvagens.



Aveia
A aveia é um pouco mais delicada pois ela pode engordar os pássaros, forneço as vezes para auxiliar no processo de ganho de peso dos filhotes, mesmo meu plantel tendo todos os meses novos filhotes, não forneço diariamente a aveia.
A aveia é um cereal muito nutritivo que possui cálcio, férro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras.




Almeirão
O Almeirão é venerado por eles, simplesmente ADORAM! Procuro colocar 1 ou 2 vezes por semana bem molhado em um prato ou pendurado no viveiro, nas folhas molhadas eles se banham com muita felicidade.




Milho
Outra coisa que eles curtem muito é milho verde, em época sempre forneço, mas se o milho não estiver verde (naquele ponto que raspamos a unha e ele sai um liquido) eles não comem. Milho passado fica lá pendurado e eles nem dão importância.




Receita de Farinhada Simples

Bom explicarei aqui a farinhada que utilizo no meu plantel, bem simples, objetiva mas eles gostam e muito. A "receita" peguei com os colegas internautas por ai. 

Ingredientes:


O  Modo de Preparo é bastante simples: cozinhe 2 ovos por aproximadamente 15 minutos, descasque, jogue um pouco de fubá (o ponto não pode ficar muito seco) e de 3 a 5 gotas de óleo de azeite (depende o tanto de aves).
Dica: Pegue um pouco das cascas do ovo, amasse bem, e jogue encima da mistura. (a casca possui importantes nutrientes para os periquitos).
Coloque num prato e disponha no viveiro ou na gaiola.
* Não se assustem com o azeite, pode colocar algumas gotas sim pois é otimo e eficaz para o sistema digestivo das aves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Genética: Combinação de Cores

Fases de desenvolvimento de uma cria

Como descobrir o sexo do seu periquito? Confira dicas aqui!