Fases de desenvolvimento de uma cria

Fases de desenvolvimento de uma cria



Depois de nascido o novo periquito passará pelas seguintes fases:
  
Com 1 e 2 dias (pesará cerca de 2 gramas)
Os filhotes nascem, seus olhos estão completamente fechados, serão alimentados com um “leite” que a mãe oferece.



Com 3 e 4 dias (pesará cerca de 5 gramas)
O filhote ainda é alimentado pelo leite materno

Com 5 e 6 dias (pesará cerca de 8 gramas)

Começa a se alimentar um pouco de misturas. O bico e as unhas começam a crescer. Em suas asas já existem sinais de manchinhas preta sinalizando o crescimento dos primeiros “canhões”. Ainda não levanta a cabeça e nem abre os olhos.

Com 7 e 8 dias (pesará cerca de 12 gramas)
O filhote começa a formar algumas divisões na pele, começa o processo de abertura dos olhos. A mãe começa a reduzir o leite materno e a fornece mais comida.




Com 9 e 10 dias (pesará cerca de 18 gramas)
Começa a se movimentar mais e a levantar a cabeça. O corpo já esta repleto de canhões.



Com 11 e 12 dias (pesará cerca de 23 gramas)
O filhote começa a se mover dentro do ninho, neste processo ele está mantendo o equilíbrio e batendo as asinhas. Já estão com os olhos abertos mas não enxergam completamente.

Com 13 dias (pesará cerca de 26 gramas)
Já se movimento muito. As penas vão saindo. A mãe o alimenta de pé.
Com 14 dias (pesará cerca de 28 gramas)
Medem mais ou menos 1cm. O resto do corpo é coberto de penas.


Com 15 a 18 dias (pesará de 30 a 37 gramas)
Anda por todo o ninho e começa a olhar pra fora. Já dá pra identificar a cor do filhote. (observa-se os contornos e as ondulações).


Com 19 a 21 dias (pesará cerca de 38 gramas) 
Começa a abrir as asas. Os olhos parecem ter diminuidos. Batem as asas para exercitar a musculatura. Já canta consntantemente parecendo bastante com um periquito adulto.

Com 22 a 25 dias (pesará cerca de 40 gramas)
O crescimento quase está parado. A cada dia mostra mais suas cores. Começam a limpar uns aos outros. Bicam seus canhões para abrirem mais. Tiram a cabeça pra fora do ninho mas ainda não saem.


Com 26 a 27 dias
Nesta altura o filhote já é um periquito formado, quase todas as cores já estão dispostas e passa o tempo todo treinando seu voo.

Com 28 a 29 dias
Nesta idade o periquito deixa o ninho porém retorna para descansar. Seu tamanho já está quase definido. Interage com seus pais e irmãos desenvolvendo integração social.

Com 35 a 37 dias 
Definitivamente o periquito deixa o ninho. Passa agora a dormir em poleiros. Já comi por conta própria e começa a se distanciar dos pais.

Tradução, Edição, Adaptação: Luiz André 
Fonte: http://pericosaustralianos.mforos.com/1487023/7292056-manual-de-cria/

Comentários

  1. Muito bom esse site me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bacana demais ajuda muito quem é leigo no assunto.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. O meu bebe já esta com 21 dias e o outro com 14! *-* Muito Feliiz!!

    ResponderExcluir
  6. eu tenho um casal de periquito da prieira vez eles so tiveram um filhote do ninho que caiu e morreu mas agora ele tem tres de 10 dias mas por preucalçao eu puis a caixa mais baixa e a femea nao quer entrar para dormi co eles eles vao morrer ??

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Eu posso responder, com certeza, SIM a noite eles sentem frio eles precisam da mãe, FELIPE, att--->Soumaisanimais.blogspot.com OBRIGADO!

      Excluir
  8. Os meus devem ter:
    o mais novo 9 ou 10
    e o mais velho 13 á 14 dias...
    Vlw ajudou bastante!!

    ResponderExcluir
  9. Os meus deram 4 mas um morreu :(
    um tah com 21 dias
    o 2º ta com 14
    e o 3º tb; 14'

    ResponderExcluir
  10. Olá, queria saber se a mãe deve os alimentar pelas 3 principais refeiç~es, u deve alimentá-los constantemente.
    Grato,
    Felipe (os periquitos tem 26, 24, 22 dias)

    ResponderExcluir
  11. Olá, minhas crias tem de 16 a 20 dias tenho 4 perdi 1,que numa manha encontrei no fundo da gaiola ,só queria expor o meu caso porque na altura pesquisei em vários fóruns e ninguém postou um caso parecido.
    Como estava referindo encontrei uma cria morta no fundo da gaiola,então fiquei á espreita,o macho ia ao ninho e retirava as crias para o chão,eu pegava nelas e metia lá de novo e ele insistia em tira-las.solução retirei o macho agora a femea que ta cuidando das crias direitinho.Este poste é para ajudar a quem encontra crias no chão reparem se são os machos que as tira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes os pais rejeitam seus filhotes, o contrário também pode acontecer. Tinha um casal quando criança onde a fêmea matava os filhotes a bicadas o pai que criou os três filhotes sozinho. Tenho hoje um casal e ano passado tiveram cerca de 8 filhotes mas eles não alimentavam e todos morriam. Este ano ela colocou 5 ovos 2 nasceram e o primeiro morreu no mesmo dia O segundo está agora com 6 dias e ela o está alimentando mas estou sempre de olho comprei papa pra se ela não estivesse.

      Excluir
    2. A minha fêmea matou os dois machos que estavam na gaiola quando os filhotes nasceram

      Excluir
  12. fiquei só um pouco chateada porque o filhote de 1 semana acabou por esmagar o recem nascido durante a noite. =[ desengonçado fatal.

    ResponderExcluir
  13. Curta a fanpage do CRIADOURO FILOS no facebook!!! https://www.facebook.com/filoscriadourodeperiquitos
    Lá você irá encontrar informações e dicas super importantes sobre mutações, alimentação, doenças, criação e manuseio, além de poder tirar todas as suas dúvidas sobre os periquitos australianos. Abraço! Murilo.

    ResponderExcluir
  14. Os meus filhotes de Periquitos Australianos morreram, porque pularam pra fora do ninho, e é um viveiro, e era alto o local aonde ficavam os ninhos, daí eles pularam e morreram.

    ResponderExcluir
  15. Minha perequita colocol 4ovos mas nacerao doiz. E quando Eu fui limpar o ninho Eu abrir os restante dos ovos e vir doiz filhores em perfeito estado. Mas nao nacerao o que acontecel. E o que Eu debo fazer para que isso nao acontassa mas . So augusto de fortaleza.ce espero una rep. Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto não se deve abrir os ovos
      assim vc acaba por interferi e a mesma coisa vc pegar um casulo e borboleta e abrir ele a borboleta não irá voar porque ela precisa fazer o esforço com as asas

      Excluir
  16. Presizo de rep.so nacerao 2 perquitos e Eu ao limpar a ninheira. Eu abrir os 2 que restarao e tinha 2 perequitos. Perfeitos . O que acontecel. E o que Eu debo fazer para que todos nassa. So de fortaleza. Mamo sor j.a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que eles ainda fossem nascer pois nem sempre todos os ovos tem a mesma idade. Também acontece de nem todos os ovos se desenvolverem bem, como acontece com as pessoas também onde o bebê morre ainda na gestação. A fêmea em geral sabe quando o ovo passou do tempo e o abre, quando é um filhote morto jogam fora do ninho e se for um ovo vazio ela come

      Excluir
  17. Ola... Minha femea botou 3 ovos. O primeiro nasceu... Dai fiz ovoscopia nos ougro quando o primeiro ja estava com 5 dias. Um estava vazio e outro se notava que havia algo. Porem, o primeiro agora ja esta com 10 dias e o ovo que tem embriao ainda nao nasceu. Sera que ja devo descartar? Ou ha posibilidades que nasça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, onde você viu que tem que nascer com 10 dias ? Os meus todos nasceram com 18 dias exato

      Excluir
  18. Boas, alguém sabe se ainda vou a tempo de domesticar um periquito depois de ele sair do ninho e também gostava de saber se posso deixar meu periquito domesticado com os bravos ou tenho que o pôr em gaiola separada.
    Meu periquito esta com 32 dias e ainda nao saiu do ninho é normal? Obrigado e espero que me ajudem!

    ResponderExcluir
  19. Tem um ninho no meu telhado te periquito verde e o filhote caiu de lá, porém ele já tá formado com penas verdes só o rabo tá curto, não sei a idade dele, mas eu coloquei na minha floreira da janela q é alta, não consigo por ele no ninho é muito alto, mas os pais ficam com ele gde parte do dia e tb o alimenta. Isso pq ele fez um vôo raso e foi parar na telha da garagem da vizinha e não voou mais alto e ficou lá, foi qdo fui resgatar por conta de gatos q tem aqui, aí coloquei numa gaiola na floreira e é onde eles o alimentam, coloquei alpiste e água, pq dizem q ele só voa qdo come sozinho. Mas gostaria de ajuda pq não sei quando devo soltar, não sei se ele se alimenta sozinho pq os pais vem alimentar e no potinho do alpiste não consigo saber se comeu,q soltar não quero q fique preso em gaiola

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!!
    Minha periquita colocou ovo tem mais de 20 dias e ainda não nasceu,o que eu faço nesse caso?

    ResponderExcluir
  21. Tenho um filhote com 17 dias e outro com 12 e a femea nao q dormir no ninho e normal

    ResponderExcluir
  22. Estou preocupado com nosso filhote de periquito tá cm 30 dias e não está com o corpo coberto de pena será que é algum programa ou algo errado cm os pais o filhote tem olho lutino

    ResponderExcluir
  23. A fêmea arranca apenas dos filhotes demora mais de mês para crescer novamente


    ResponderExcluir
  24. Gostaria d uma ajuda, dps q a periquito femea colocou ovo esta agressiva com o periquito macho, separei os dois pois ela briga com ele de machucar ela está chocando sozinha oq devo fazer???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Genética: Combinação de Cores

Como descobrir o sexo do seu periquito? Confira dicas aqui!