Feses nas patas

Hoje me deparei com um problemão, que se não resolvido afetaria cruelmente a pata de um filhote.

O filhote empenou completamente, atingiu a fase de saída do ninho e quando notei a pata dele estava cheia de feses secas grudadas entre as patas, unhas, pés... O desespero tomou conta pois o filhote não conseguia se firmar nos poleiros e afetava até os primeiros voos devido a este problema.

Método eficaz:

Mornei um pouco de água, peguei o filhote e fui lentamente jogando a água encima das patinhas até se soltarem por inteiro. Funcionou.

OBS: atenção voltada para a temperatura da água e o cuidado ao puxar as feses pois elas estão totalmente grudadas e se forem puxadas de forma violenta afetará a perna da ave.

Comentários

  1. aconteceu isso com o meu tbm,nas duas eu tirei ,mais notei que as perninhas dele estão atrofiadas,o problema que ele ainda e novo,tem penas ja,mais ainda n sai do ninho,to desesperado ,ele ja estaria na idade de andar.

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu algo parecedo, a primeira cria da periquita, ela teve 3 filhotes, morreram 2 e o que sobreviveu, tb não saia do ninho e percebemos q ele ja estava na hora de sair e ao tirarmos de lá as patinhas estão atrofiadas, uma nem tanto, mas a outra esta, ele esta pla gaiola se esforçando para viver :(

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu estou passando por uma situação assim também.
    Nasceram 5 filhotes e não estão com força nas patas.
    Só que tem dois que estão piores.. já nem conseguem se segurar no poleiro, sem rastejam usando o bico.. to muito triste. Separei esses dois em outra gaiola. Eles estão comento normalmente. Mas não sei como fazer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Genética: Combinação de Cores

Fases de desenvolvimento de uma cria

Como descobrir o sexo do seu periquito? Confira dicas aqui!